Na Arquitectura portuguesa, a procura pelo entendimento sobre a lenta integração das mulheres no exercício da profissão é uma discussão recente. Contudo, os debates sobre Mulheres em Arquitectura ou sobre as relações entre Feminismo e Arquitectura começaram pelo menos nos anos 70 e não se esgotam nos direitos das mulheres. Têm-se materializado em encontros, bibliografia, percursos individuais e colectivos que contribuem para a transformação teórica e prática da Arquitectura.
As três arquitectas convidadas, Gabriela Salhes e Lia Antunes têm construído percursos em diferentes áreas da prática arquitectónica. É sobre o que é mais concreto; as formas, os meios, os intervenientes e objectivos do seu trabalho, que iremos tentar perspectivar inquietações comuns sobre o lugar das mulheres no futuro da Arquitectura. Como prólogo teremos o filme ILLUSIONS, Vol. I Narcissus and Echo da artista plástica Grada Kilomba a quem agradecemos a generosidade.
Organização e Moderação: Patrícia Robalo Ribeiro
Convidadas: Lia Antunes e Gabriela Salhe.
Prólogo: visionamento do filme ILLUSIONS, VOL. I NARCISSUS AND ECHO, de Grada Kilomba.
Lia Antunes, Mulher, feminista e arquitecta. Formada no darq-UC e doutoranda na mesma instituição. Actualmente trabalha em projectos de arquitectura e de museografia (Formas Efémeras) e investiga sobre práticas urbanísticas e urbanismo. Co-fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura.
Gabriela Salhe, formada pela Universidade Técnica de Berlim, colaborou com vários estúdios de arquitectura, artistas e instituições públicas. É directora e co-fundadora do Frame Colectivo. Em 2013 criou o projecto piloto Pátio Ambulante com o apoio da Trienal de Arquitectura de Lisboa, implantado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa de 2015 até 2017.
Patrícia Robalo, formada pela FAUL, colaborou em ateliers de Arquitectura em Dublin e Lisboa. Autora de várias iniciativas de divulgação da cultura arquitectónica e urbanística contemporânea entre os quais o projecto Outra Lisboa. É doutoranda na FAUP com investigação sobre territórios metropolitanos contemporâneos e trabalha em projectos de arquitectura.
Título
Perspectivas Feministas sobre as Práticas EspaciaisTipo
Mesa de discussãoWebsite
Organizadores
Festival Feminista de LisboaDe
24 de Março de 2018 06:00 PMAté
24 de Março de 2018 07:30 PMOnde
BUS - Paragem CulturalEndereço